Me conhece


Leitura Bíblica: Salmo 27.7-10

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem (Jo 10.14).

“Hart Island é uma ilha com quase dois quilômetros de extensão na costa leste do Bronx em Nova Iorque – tem sido um dos segredos mais bem guardados. Conhecido como Potter’s Field, é um cemitério da cidade para aqueles que não podem pagar pelo enterro, ou cuja identidade são desconhecidas” (Magnus Mundi). Conta-se que no local existe um monumento que traz a linda inscrição: “Ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas”. 
É muito triste a situação de pessoas que morrem e não têm sepultura. Não têm ninguém, nem mesmo um familiar para enterrá-las. Mas também é muito triste saber que existem muitas pessoas vivas que estão em completo abandono. Nós mesmos, às vezes nos sentimos sozinhos. Parece que ninguém pode nos ajudar. Mesmo conhecendo e sendo conhecidos por muitos, podemos nos sentir sozinhos e desamparados, sentir a dor amarga da solidão. Jó, no capítulo 19, relata seu sentimento de abandono: “…até os meus conhecidos estão longe de mim, os meus parentes me abandonaram e os meus amigos esqueceram-se de mim. Os meus hóspedes e as minhas servas consideram-me estrangeiro” (Jó 19.13b-15). Em dado momento foi abandonado por todos, até por sua mulher e seus irmãos. “Minha mulher acha repugnante o meu hálito; meus próprios irmãos têm nojo de mim” (Jó 19.17). Acredito que você conhece a história de Jó. Todos podem o ter desamparado, mas não o Senhor. Deus o tornou novamente próspero e lhe deu o dobro de tudo o que tinha antes. Podemos estar certos como Davi que disse: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá” (Sl 27.10). 
Disse Agostinho: “As ovelhas às vezes não se conhecem a si mesmas, mas o Pastor as conhece”. Com convicção podemos afirmar que o Senhor nos conhece. Não podemos esquecer que ele deu sua vida por nós. Podemos segui-lo, porque conhecemos a sua voz. As ovelhas conhecem a voz do pastor. 

Escute a voz do pastor e desfrute da sua companhia. 

Comentários