Lar, lugar para servir


Leitura Bíblica: Efésios 5.18-21

Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei (1Pe 2.17).

Achei interessante quando descobri que a palavra família é derivada do latim Famulus, que significa servo. Uma família verdadeira é aquela que busca viver em comunhão com seus membros. Não um lugar em que eu espero ser servido, mas um lugar onde Deus me colocou para servir o outro. Família é quando todos vivem para servir. É o lugar em que devemos exercitar nossa vocação cristã. Uma família que edifica sua casa no Senhor vive em amor. O fruto do Espírito começa com amor. O Espírito Santo que habita em nós traz paz ao nosso coração. Na presença de Deus nos tornamos mais dóceis. Aprendemos a praticar o que nos diz Paulo em Efésios 5.20-21 quando afirma que uma pessoa cheia do Espírito Santo demostra alegria, gratidão e vive em sujeição: “Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”.
Precisamos vencer nosso egoísmo. É preciso perder a mania de acharmos que estamos sempre certos. Devemos amar nosso próximo. E é certo que não existe ninguém mais próximo de nós do que nossos familiares. Paulo, falando aos Gálatas, usa uma expressão forte para falar sobre os desentendimentos. Ele diz: “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos” (Gl 5.15). É bem verdade que nas discussões todos saem perdendo. Em uma briga, pode até existir um aparente vencedor, mas todos saem com algum ferimento. Por isso Paulo orienta: “Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5.13b).
Lar, um lugar para viver e servir. Um lugar de grande alegria, ajuda mútua. Não existe nada melhor do que compartilhar a vida com pessoas que nos apoiam, nos ajudam e com pessoas que podemos ajudar. A vida é uma corrida de obstáculos. Quando encontrarmos os obstáculos, precisamos pular, contornar. Não é sábio bater de frente com eles. Muitas situações podem ser resolvidas sem confrontos. 

Viva para servir com amor. 

Comentários