Enquanto é dia


Leitura Bíblica: Provérbios 12.11-14

O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos (Dt 28.12).

Dois indivíduos, pai e filho, moravam num casebre de pau-a-pique, caindo aos pedaços, sem porta nem janelas. De manhã, lá pelas dez horas, o pai chamava o filho e dizia: Fio, vá lá fora e vê se num tá chovendo (o sol entrando pelos buracos das paredes) pra nóis i trabaiá. Respondia o filho: Num carece, pai, chame o cachorro aqui, se ele tivé moiado é porque tá choveno. 
Será que existem pessoas assim, preguiçosas a ponto de não quererem sair da cama? Espero que não seja o nosso caso. Mas será que estamos fazendo o melhor do nosso tempo? Um grande exemplo que sempre podemos nos espelhar é Jesus, que disse o seguinte em João 9.4: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. Dia aqui significa o tempo em que vivemos nesta terra. Noite é quando não mais estaremos aqui, quando partirmos deste mundo. Enquanto é dia devemos trabalhar, realizar a obra de Deus. Temos que fazer do nosso tempo, tempo produtivo e abençoado. Nossas ações devem glorificar a Deus. Seja no lar, no trabalho ou na igreja, nossas ações devem ser conforme o chamado e direção de Deus para nós. Não estamos neste mundo para passar tempo ou para adquirir tesouros sobre a terra. Deus tem algo muito maior e melhor para realizar através de nossa vida. 
Utilizar o tempo todo, utilizar melhor o tempo não quer dizer viver uma vida de ativismo, correria e sufoco. E sim viver com maior discernimento da vontade de Deus para nós. É buscar sabedoria de Deus para conhecer o tempo oportuno para cada atividade. Como diz Eclesiastes 3.1: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu”. Quem não trabalha deixa de viver o privilégio de aproveitar o dia, aproveitar a vida. Deixa de servir a Deus. 

Façamos o que devemos fazer. 

Comentários