Consolo no luto


Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15.19-23

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma (Sl 94.19).

É comum as pessoas dizerem que palavras não ajudam na hora do luto. Como diz uma antiga canção: “Há momentos que as palavras não resolvem”. No momento que perdemos alguém querido, perdemos o chão. Sentimos a maior dor que existe. A dor do vazio, do espanto, a dor da dor sem dor. Realmente é um momento no qual as palavras não podem resolver e não resolvem o problema. Não resolvem, mas precisamos ouvi-las. Palavras boas serão o caminho para nos mantermos na caminhada, para não desistirmos e entendermos que temos uma missão a seguir. 
Ouça o que diz o Salmo 119.76: “Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo”. O salmista encontrou consolo para sua dor no amor e na promessa de Deus. Crendo nas promessas de Deus encontraremos consolo. Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11.25-26). Embora a morte nos separe de nossos queridos, ela não pode deter o poder da ressurreição. “Agora, choramos a dor da saudade, mas não o sentimento da perda. Só perdemos quem não sabemos onde está. Quando enterramos nossos mortos, sabemos onde eles estão. Eles estão no céu com Jesus” (Hernandes Dias Lopes). “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação” (2 Co 1.3). 
O consolo de Deus vem sobre nós quando sentimos seu amor e nos guardamos na paz de suas misericórdias. É nestas horas que percebemos que “estamos seguros, não porque seguramos firmemente em Jesus, mas porque ele nos segura firmemente” (R.C. Sproul). 
Como diz uma antiga canção: “Há momentos que as palavras não resolvem, mas o gesto de Jesus na cruz, demonstra amor por nós”. O que nos consola não são meras palavras. É a ação de Jesus em proporcionar a vitória sobre a morte. É a promessa da vida eterna.  

Somos consolados pelo amor.

Comentários