Bom velhinho


Leitura Bíblica: Salmo 71.5-9 

Morreu em boa velhice, tendo desfrutado vida longa, riqueza e honra. Seu filho Salomão foi o seu sucessor (1Cr 29.28).

O netinho estava sentado no colo do avô que já estava começando a cochilar. - Vovô, feche os olhos, pediu o neto. O avô fechou os olhos e o neto disse: Gozado, não aconteceu nada. - Não aconteceu nada, o quê? perguntou curioso o avô. - É que o papai vive dizendo que quando você fechar os olhos nós vamos ficar bem!
Brincadeiras à parte, o avançar da idade pode parecer assustador. Alguns pensam na velhice apenas como canseira e enfado. Lembram do Salmo 90.10: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos”. Dizem que preferem morrer do que ficar velho. Assim pensava David Goodall, um famoso cientista e ecologista australiano. Aos 104 anos decidiu morrer (em maio de 2018, praticou eutanásia). Ele disse: “As minhas capacidades estão em declínio há um ou dois anos, a minha vista há seis. Não quero continuar a viver. Estou feliz por poder acabar com isto”. 
Mas quem vive com Deus e tem sua força no Senhor não envelhece nunca. “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”. É certo que as forças físicas diminuem, a idade pesa, mas não deve incomodar os filhos de Deus. A idade afeta mais quem não tem outra esperança além da vida física. Como disse Amantino Adorno Vassão: “Se os que vivem a vida sem Deus se enquadram nas palavras de Moisés ‘os dias sobem a setenta anos, ou, em havendo vigor, a oitenta: neste caso o melhor deles à canseira e enfado…’, os que aprendem a ‘contar os seus dias’ (Sl 90.12), ‘plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor’ (Sl 92.12-14)”.
Quem permanece em sua fé tem a presença da glória de Deus aumentada dia a dia. Sua fé e justiça amortizam o efeito da velhice. 

Sejamos um bom velhinho.

Comentários