Cantando para Deus e para o próximo


Leitura Bíblica: Colossenses 3.14-17

Falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor (Ef 5.19).

Uma mulher queria muito fazer um solo na igreja. Por várias semanas pediu uma oportunidade para seu pastor. Ele sempre fugia dela com desculpas. Um dia, ela ficou esperando a reunião acabar e quando o pastor estava sozinho saindo da igreja, ela o abordou dizendo: “Pastor, o senhor não me deu ainda a oportunidade de cantar para Deus”. Nesta hora o pastor olhou para ela e disse. “Então canta”. Ela olhou para ele surpresa e perguntou: “Agora?” Ele respondeu: “Sim, agora”. Ela então disse: “Mas não tem ninguém na igreja”. O pastor a questionou: “Mas você não quer cantar para Deus?” Acredito que um dos erros desta mulher foi não admitir que ela queria cantar para Deus e também para as pessoas, o que não estaria errado. 
Gostamos muito de cantar na igreja. Seja solo, coral, grupo de louvor, cântico congregacional. Isso é muito bom. Paulo, falando aos Efésios, ensina que uma pessoa cheia do Espírito é uma pessoa que canta um louvor autêntico. Cantando e louvando a Deus expressamos nossa gratidão para com Deus e nosso amor ao próximo. Quando cantamos estamos falando com nosso próximo e louvando a Deus. 
Cantamos uns para os outros. A letra das músicas trazem exortação mútua, palavras de fé e encorajamento. Por isso Paulo diz “falando entre si” com salmos, hinos e cânticos espirituais. Mas, também, quando cantamos, cantamos para Deus. E devemos louvar a Deus através das canções de forma sincera. Louvando a Deus de coração. Um louvor autêntico e sincero que agrada a Deus em Espírito e em verdade. Para louvar a Deus podemos estar sozinhos, podemos ser desafinados, pode ser na igreja vazia, ou em qualquer lugar, o que importa é cantarmos de coração. “Fazendo música no coração, destinada aos ouvidos de Deus!” (John Stott). Que sejamos cheios do Espírito Santo e que sempre possamos ter a oportunidade de cantar para Deus e para o nosso próximo. 

Cantando expressamos nosso amor a Deus e ao próximo.

Comentários