Vírgula no lugar certo


Leitura Bíblica: Isaías 5.20-21

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor (Ef 4.2).

Em comemoração aos 100 anos, a Associação Brasileira de Imprensa divulgou um texto interessante sobre a vírgula: “A vírgula pode ser uma pausa... ou não: Não, espere. Não espere. Ela pode sumir com seu dinheiro: R$ 23,40 - R$ 2,34. Pode criar heróis: Isso só, ele resolve! Isso, só ele resolve! Ela pode ser a solução: Vamos perder, nada foi resolvido! Vamos perder nada, foi resolvido! A vírgula muda uma opinião: Não queremos saber! Não, queremos saber! A vírgula pode condenar ou salvar: Não tenha clemência! Não, tenha clemência! Uma vírgula muda tudo! ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação”.
Vivemos em dias de intolerância. Muitos fazem questão de ler a vida de forma a acusar. Enxergam a vírgula sempre no pior lugar. Falta paz, amor no coração. No texto da ABI, tinha a seguinte moral da história: “A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos a pontuação! Pontue sua vida com o que realmente importa. Isso faz toda a diferença!” 
Como estamos de leitura? Efésios 4.2 fala sobre 3 qualidades indispensáveis para uma boa leitura da vida: humildade, docilidade e paciência. Com humildade, vivemos com a guarda mais baixa. Não ficamos excessivamente preocupados, vigiando os outros, com medo que nos ataquem. Com docilidade, tratamos melhor os outros e como resposta sabemos que as pessoas com quem convivemos têm também maior consideração por nós. Já a paciência, nos faz esperar a frase se formar completamente. Vemos com calma cada situação, assim enxergamos cada vírgula em seu verdadeiro lugar. “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas” (Pv 19.11).
Que Deus nos dê sabedoria de pontuar corretamente todas as coisas. Chamar bem de bem e mal de mal. Nada mais do que isso. Pontuar e ler a pontuação corretamente nos fará viver melhor, e também seremos melhor companhia para os outros. 

Leia e pontue a vida corretamente. 

Comentários