Liderando com sabedoria


Leitura Bíblica: Lucas 22.25-27

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas (1Pe 4.10).

Todo grupo de pessoas necessita de líderes. Toda pessoa de alguma forma é um líder. Seja de uma igreja, ou de sua casa, na escola. Em algum momento, temos que exercer liderança. A liderança da Igreja deve mirar-se em Jesus Cristo, que liderou o grupo de discípulos servindo. Os líderes da Igreja são servos e não celebridades. A liderança é necessária por várias razões: a) Orientação - quando não há liderança o povo enfraquece; b) Direção - para apontar os alvos que devem ser atingidos. c) Instrução - ensinando aos liderados o que é útil e proveitoso.
São requisitos da liderança: a) Espiritualidade - o líder só pode ser líder cristão, na busca do Espírito. b) Capacidade - não basta querer, deve saber, não apenas ter um curso, mas capacidade para a obra. c) Disponibilidade - não só ter tempo de sobra, mas se dispor de coração para realizar a tarefa. d) Humildade - não ser dominador, ser servo. e) Dedicação - não pode ser negligente ou preguiçoso. 
Um líder deve ter consigo um coração em solicitude por amor (2Co 8.16). Mas não são apenas pequenos detalhes e boas maneiras que fazem um líder. É preciso muito trabalho. O líder deve descobrir o caminho das virtudes de cada pessoa e dar oportunidades. Deve deixar as pessoas agirem. Liderar não é tomar as rédeas e sim ser o exemplo. Um líder deve comunicar-se com todos, mas deve saber que nunca conseguirá agradar a todos. Um líder vê três coisas: O que deve ser feito, o que pode ser feito e como fazê-lo.  
Devemos liderar sempre, levando em conta o que Pedro diz. Em tudo, Deus deve ser glorificado e tudo deve ser feito com a força que Deus provê. “Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo” (1Pe 4.11).

Liderar é a ação que desperta em outros a vontade de agir. 

Comentários