Ensinando o cavalo a voar


Leitura Bíblica: 1Pedro 5.6-7 

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6.34).

Um velho rei da índia condenou um homem a forca. Assim que terminou o julgamento, o condenado pediu: - Vossa Majestade é um homem sábio, e curioso com tudo que os seus súditos conseguem fazer. Respeita os gurus, os sábios, os encantadores de serpentes, os faquires. Pois bem: quando eu era criança, meu avô me transmitiu a técnica de fazer um cavalo branco voar. Não existe mais ninguém neste reino que saiba isto, de modo que minha vida deve ser poupada. O rei imediatamente mandou trazer um cavalo branco. Preciso ficar dois anos com este animal, disse o condenado. - Você terá mais dois anos, respondeu o rei, a esta altura meio desconfiado. - Mas se este cavalo não aprender a voar, será enforcado. O homem saiu dali com o cavalo, feliz da vida. Ao chegar em casa, encontrou toda a sua família em prantos. - Você está louco? - gritavam todos - Desde quando alguém desta casa sabe como fazer um cavalo voar? - Não se preocupem, respondeu ele. Primeiro, nunca alguém tentou ensinar um cavalo a voar, e pode ser que ele aprenda. Segundo, o rei está muito velho, e pode morrer nestes dois anos. Terceiro, o animal também pode morrer, e eu conseguirei mais dois anos para treinar um novo cavalo. Finalmente, se tudo continuar como está, eu ganhei dois anos de vida, onde posso fazer tudo o que tenho vontade: vocês acham pouco?
Tirando a malandragem, podemos aprender com este homem sobre a sua calma em lidar com situações extremas. Ele, mesmo diante da notícia de sua pena de morte, manteve a calma. Preocupação é uma pré-ocupação. Ou seja, ocupar-se de algo antes que aconteça. Tentar resolver problemas que ainda não tiveram tempo de se manifestar. Esta pré-ocupação é algo totalmente inútil. A preocupação não irá resolver seus problemas. Procure lançar diante de Deus as suas ansiedades lembrando que ele tem cuidado de você. 

Busque o Senhor e renove a sua esperança.

Comentários