Cristo é melhor


Leitura Bíblica: Hebreus 3.12-15

Para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor (Ef 3.17).

Em Hebreus 3 encontramos uma palavra detalhando como Cristo é melhor do que Moisés. Alguns crentes estavam sendo tentados a voltar ao judaísmo, religião de Moisés, o grande profeta. Então o autor de Hebreus, sem negar a importância de Moisés, explica que Jesus teve mais honra e glória que Moisés. Moisés é descrito como servo, Jesus como filho (Hb 3.3). Moisés foi um mensageiro falando em nome do grande Rei. “Dar honras e glória a Moisés é como venerar o mensageiro do rei e esquecer do próprio rei. Moisés apontava para Cristo e não para si mesmo” (Felipe Camargo).   
A partir do v. 12, a preocupação do escritor muda. Agora ele não está preocupado com a possível adoração a Moisés. Ele passa a falar sobre fidelidade. “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo” (Hb 3.12).
Ele lembra que os israelitas no deserto desobedeceram a Deus e sofreram grandes consequências. Eles, que viviam em Cristo, também deveriam cuidar para manter-se fiéis. “Pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio” (Hb 3.14). 
O perigo que os servos do passado correram era o mesmo que eles corriam. Este alerta já tinha sido feito. Veja Hebreus 2.3: “Como escaparemos, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram”. 
O que deveriam fazer para não negligenciar a fé? Deveriam cuidar do coração. Cuidar para que o coração não se tornasse endurecido pelo engano do pecado. Deveriam viver em comunhão, exortando uns aos outros. Isso não significa uma cobrança ou repreensão qualquer. Era o fortalecimento mútuo. Consolar, estar ao lado um do outro, ajudando sempre. Esta era uma atitude que deveria ser feita com urgência, no tempo que se chama hoje. 

Abra o coração para ouvir a voz de Deus. 

Comentários