A oração de Jonas


Leitura Bíblica: Jonas 2.2-7

Para sempre se lembra da sua aliança, da palavra que ordenou para mil gerações (1Cr 16.15).

Muitas orações que encontramos na Bíblia nos confortam. Elas mostram que servos de Deus passaram por grandes adversidades. Mais do que saber que algumas pessoas passaram por grandes tragédias, essas histórias mostram o milagre do livramento. Demonstram que o poder de Deus em salvar é maior do que qualquer tragédia. Nosso Deus é o Deus de toda consolação (2Co 1.4). Veja a oração que Jonas fez no ventre do peixe: “Ó SENHOR Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste; do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro, e tu ouviste a minha voz. Tu me atiraste no abismo, bem no fundo do mar. Ali as águas me cercavam por todos os lados, e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim. Pensei que havia sido jogado fora da tua presença e que não tornaria a ver o teu santo Templo. As águas vieram sobre mim e me sufocaram; o mar me cobriu completamente, e as plantas marinhas se enrolaram na minha cabeça. Desci até a raiz das montanhas, desci à terra que tem o portão trancado para sempre. Tu, porém, me salvaste da morte, ó SENHOR, meu Deus! Quando senti que estava morrendo, eu lembrei de ti, ó SENHOR, e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo” (Jonas 2.2-7 NTLH).
Que testemunho maravilhoso Jonas nos dá: “Quando senti que estava morrendo”, quando ele estava já desfalecendo, “eu lembrei de ti, ó SENHOR”, por um momento ele para de se preocupar, de pensar em seus problemas e suas dores, ele pensa em Deus e fala com Deus. E percebe que foi ouvido, que sua causa estava diante de Deus. E mas mãos de Deus ele entrega o seu problema e descansa. Sabe que Deus cuidará dele, “minha oração chegou a ti”. 
Podemos estar certos de que quem se refugia no Senhor encontrará descanso e libertação.   Pois aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor, ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal (Sl 91.1-3).

Deus nos auxilia em todas as nossas aflições.

Comentários