Viva como as flores


Leitura Bíblica: Salmo 1

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno (Jo 17.15).

Um conto de autor desconhecido dizia: “Era uma vez um jovem que caminhava ao lado do seu mestre. Ele perguntou: 
- Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes, outras mentirosas... sofro com as que caluniam...
- Pois viva como as flores! - advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? - perguntou o discípulo.
- Repare nestas flores - continuou o mestre - apontando os lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas... É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros nos importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora... Não se deixe contaminar por tudo aquilo que o rodeia... Assim, você estará vivendo como as flores!”
Embora a maioria dos aborrecimentos e maldade venha de dentro e não de fora, venha do nosso coração pecaminoso e não das pessoas com quem convivemos, realmente devemos tomar cuidado para não acrescentar ainda mais maldade em nosso viver pelas influências externas. Vivemos em um mundo cheio de maldades e más notícias que nos desanimam, mas precisamos nos esforçar para nos mantermos livres de todo mal. É aqui neste mundo que estamos plantados que iremos retirar os melhores nutrientes obtidos da companhia de Deus. Viva como as flores, extraindo o melhor de todas as coisas, sabendo discernir o que pode gerar vida e beleza. Buscando boas companhias e melhores ações. Vencendo o mal com o bem. “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Sl 1.1).

Seja influenciado pela beleza.

Comentários