Quem desdenha…


Leitura Bíblica: Provérbios 8.14-19

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento (2Co 2.14).

Forçada pela fome, uma raposa tentava apanhar um cacho de uva numa alta videira, saltando com todas as forças. Como não conseguisse alcançá-lo, disse, afastando-se: “Ainda não estão maduras; não quero apanhá-las verdes”. Moral da história: “Aqueles que desdenham com palavras o que não conseguem realizar deverão aplicar para si este exemplo” (Autor desconhecido).
Muitas pessoas agem como esta raposa. Passam a desprezar os alvos que não conseguem alcançar. O pior é que também passam a desprezar aqueles que conseguiram chegar onde elas não puderam. Ficam desmerecendo as conquistas das outras pessoas. Como diz o ditado popular: “quem desdenha quer comprar”. Realmente muito desprezo é sinal de desejo escondido. É uma demonstração de tentar justificar a desistência, o fracasso. 
Sejamos mais positivos, mais alegres. Quando não conseguirmos alcançar algum objetivo, sejamos mais perseverantes e pacientes. Existe o tempo certo para cada conquista. Pode não ser agora, mas não significa que não conseguiremos alcançá-lo. Sempre devemos manter o foco no que queremos. No lugar de desmerecer outras pessoas que já alcançaram metas que ainda não conseguimos, devemos ter estas pessoas como exemplo, aprender com elas. Podemos fortalecer nossa confiança acreditando que se outros conseguiram nós também poderemos conseguir. Se desistirmos, com certeza não iremos conseguir nada. 
Vivemos pela fé e não pelo que vemos. Deus nos conduz em triunfo, mesmo se por alguns momentos nada pareça dar certo. Nosso caminho, quando orientado e dirigido por Deus, é um caminho de vitória. Paulo se manteve animado, embora enfrentando graves perigos e dificuldades. Ele sabia que sua vida estava a serviço de Deus. Também estava seguro porque depositava sua maior esperança não nas conquistas desta terra, mas tinha em sua mente o dia que se encontraria com o Senhor. 

Não desista, não desdenhe, pule mais alto.

Comentários