Geração Wiki


Leitura Bíblica: 2Timóteo 3.1-5

Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; Deus não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada (Gl 2.6).

O termo “Wiki” significa ligeiro, veloz, extremamente rápido no idioma havaiano. Podemos ver uma geração wiki que explora a internet e suas vantagens e facilidades. É tudo muito rápido: pagamento de contas, compras de qualquer coisa, informações sobre qualquer lugar do mundo. Mas esta geração já começa a pagar o preço desta vida ligeira. Nicholas Carr disse: “Na era da internet, estamos perdendo a nossa capacidade de pensar, ler e conversar profundamente. Em vez de mergulhar em mar profundo, praticamos Jet Ski sobre um mar de palavras e especialmente de imagens”. Sherry Turkle diz que estamos cada vez mais sozinhos juntos. Esperamos mais da tecnologia e menos uns dos outros. Neste passeio glamouroso de Jet Ski, sem mergulhos profundos, as pessoas, embora aparentemente talentosas e inteligentes, estão na verdade se tornando mais rasas e superficiais. Keith Ablow diz: “No Facebook, jovens se enganam e pensam ter centenas ou milhares de ‘amigos’. Podem apagar comentários desagradáveis. Podem bloquear qualquer pessoa que discorde deles ou atinja sua autoestima inflada. Podem escolher mostrar ao mundo suas fotos elogiadas; falam em postagens curtas e sem graça e se conectam publicamente a estrelas de cinema, atletas profissionais e músicos que ‘curtem’. É o inchaço do falso amor e falsa fama. Estas são as drogas psicológicas do século XXI”.
Esta geração “Wiki” na verdade é a geração “Eu”. Não devemos nos render a este desejo de buscar o que nos agrada e a vontade de fabricar uma pessoa que seja admirada. Nosso desejo deve ser agradar a Deus e com muita dedicação, moldados por Ele, buscar ser pessoas que realmente são boas. Devemos mergulhar em águas mais profundas, buscar relacionamentos sinceros com provavelmente poucos amigos, mas amigos de verdade. 

Cuidado com as distrações. 

Comentários