Bom amigo


Leitura Bíblica: Provérbios 18.22-24

O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se (Pv 12.26).

O mestre pediu aos seus discípulos que conseguissem comida. Estavam viajando, e não conseguiam se alimentar direito. Os discípulos voltaram no final da tarde. Cada um trazia o pouco conseguido por meio da caridade alheia: frutas já podres, pães duros, vinho azedo. Um dos discípulos, porém, trazia um saco de maçãs maduras. “Farei sempre todo o possível para ajudar meu mestre e meus irmãos”, disse ele, dividindo as maçãs com os outros. “Onde você arranjou isto?”, perguntou o mestre. “Tive que roubá-las”, respondeu o discípulo. “Os homens só me deram alimentos velhos, mesmo sabendo que pregamos a palavra de Deus”. “Pois vá embora com suas maçãs, e não volte nunca mais”, disse o mestre. “Aquele que rouba por mim, terminará roubando de mim”.
Quando li esta história lembrei do perigo que corremos quando certas pessoas se aproximam de nós. Elas aparentemente querem nos oferecer alguma coisa. Mas, na verdade, não são nossos amigos. Pensei naquela pessoa que se aproxima trazendo informações sobre a vida dos outros. Aparentemente bem informada, logo começa a falar mal dos outros. Receber estas informações já é um problema, é como receber as maçãs. É fato que quem se aproxima de mim e fala mal dos outros, terminará falando mal de mim para os outros. Começa falando mal pra mim e depois vai falar mal de mim. Esta pessoa também usa as informações que tem de outras pessoas para conquistar nossa amizade, para que nós também entremos em seu jogo. Ela espera que passemos para ela as informações que temos sobre os outros. E sempre está atenta para ver se cometemos alguns deslize. Imagine a confusão que esta amizade vai trazer. 
É preciso seguir o conselho de Pv 12.26. Devemos ser cautelosos em nossas amizades. Esta cautela é bem exercida pelo salmista que diz: “Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos” (Sl 119.63). 

Faça boas amizades.

Comentários