Vencendo o medo


Leitura Bíblica: Neemias 4.12-15

Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! (Mt 17.7).

Em Neemias 4, encontramos o povo de Deus enfrentando forte oposição. Eles estavam reconstruindo os muros de Jerusalém. Os inimigos zombaram deles dizendo que eles nunca iriam conseguir, que eram fracos. Mesmo assim eles prosseguiram o trabalho. Então os opositores armaram uma estratégia de guerra contra eles. Cercaram a cidade por todos os lados e planejavam um ataque surpresa. O povo temeu, começaram a desanimar. Mas Neemias orou a Deus, depois reuniu o povo trazendo uma palavra de encorajamento. Ele disse: “não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa” (Ne 4.14b). A partir do momento em que eles confiaram em Deus, venceram o medo e se prepararam para a batalha. Os seus inimigos é que ficaram com medo. Quando souberam que seu ataque não era mais surpresa, recuaram em seus planos. 
Henry David Thoreau disse: “Não há nada a temer senão o medo”. Quando somos tomados pelo medo ficamos paralisados, sem ação, sem reação. Não conseguimos pensar direito. Os problemas se agigantam diante de nós. “O medo paralisa. O medo faz você duvidar do cuidado e da proteção de Deus. O medo sinaliza falta de fé no Deus que nos protege” (Giuliano Coccaro). O medo nos domina quando olhamos para os problemas no lugar de olhar para Deus, quando medimos o tamanho da nossa oposição sem lembrar o tamanho do nosso Deus. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31b).
A única forma de não temer o medo é vencê-lo. Vencemos o medo com confiança em Deus e esforço. Deuteronômio 20.3b-4 (RA) diz: “Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, pois o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar”. 

Coragem é a força que Deus nos dá para vencer as adversidades. 

Comentários