Provação produz perseverança


Leitura Bíblica: Tiago 1.1-4

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam (Tg 1.12).

Na vida passamos por muitas provações. Podemos pensar que elas são motivo de tristeza, decepção, que elas nos afastam de Deus, nos impedem de caminhar, nos fazem desanimar. Mas ao contrário disto, as provações servem para nos fortalecer. A provação produz perseverança completa. Uma perseverança sólida, perfeita. Por isso, Tiago diz que temos por motivo de toda alegria passar por várias provações. Ele diz que devemos nos sentir felizes quando passarmos por todo tipo de aflição. Não por prazer masoquista ou pelo prazer de ver as pessoas com pena de nós. Mas por sabermos que na vida do cristão as provações são um exercício que fortalece nossa fé. Como um atleta sente dor em seus exercícios e sabe que elas não vão deixá-lo doente e sim mais forte, nós passamos por sofrimentos, mas nos tornamos cada vez mais fortes. Podemos estar abatidos, mas não destruídos. Como muito bem disse Paulo em 2Coríntios 4.8-9: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos”. 
Em todo tempo devemos nos alegrar. Em todo tempo podemos nos alegrar. Não existe derrota para os que são mais que vencedores em Cristo Jesus. O Senhor adestra nossas mãos para a batalha e nos faz fortes. “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão” (Sl 37.23-24).
Devemos tirar proveito das provações e até das tentações. Passando por várias provações no lugar de muita tristeza, temos muitos motivos de alegria. A alegria de quem luta e não desiste, de quem persevera. E esta perseverança sólida é capaz de transformar tristeza em alegria, imperfeições em perfeições, corrupção em integridade, deficiência em eficiência. 

O Senhor sabe livrar da provação os piedosos. 

Comentários