O justo e o ímpio


Leitura Bíblica: Provérbios 10.24-32  

As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado (Pv 5.22).

O capítulo 10 de Provérbios fala sobre algumas diferenças entre o ímpio e o justo. O ímpio é chamado de tolo e o justo de sábio. A grande tolice do ímpio é achar que sua vida de vaidade é vantajosa. Sua tolice é chamar o mal de bem e o bem de mal. Já o justo demonstra sua sabedoria vivendo no temor do Senhor e praticando o que agrada a Deus. Esta vida justa lhe traz segurança e alegria. 
Quero destacar algumas coisas importantes que podemos aprender aqui em Provérbios 10. Vamos ver o que o texto ensina sobre a mentira que é a vida do ímpio e a bênção de viver em sabedoria.  
v.3 - O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios. Enquanto o ímpio acredita que sua forma de viver é vantajosa, na verdade o resultado de suas atitudes é apenas frustração. Quem vive em integridade pode não alcançar grandes riquezas, mas a promessa é que não passará fome. 
v. 9 - Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto. Outra mentira que o ímpio acredita é que suas atitudes erradas não serão descobertas. Ele acha que não sofrerá as consequências pelos seus atos. Na verdade, suas maldades serão desmascaradas. Já quem busca o bem anda em segurança. Dorme com a consciência tranquila. Pode até não receber elogios, mas não será condenado. Pode viver em paz. 
v. 14 - Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína. A tolice do coração do ímpio sai pela boca. Palavras de violência (v.11), palavras comprometedoras que o leva a ruína (v.8; v.31). Ideias sem valor nada acrescentam (v.20). Diz coisas perversas que ofende os outros (v. 32). As palavras de quem busca sabedoria, no lugar de incitar a violência, são fonte de vida. O que o justo fala tem valor, faz bem aos que o ouvem (v.20-21). O justo sabe o que deve dizer. Fala com sabedoria. 

O justo viverá para sempre. 

Comentários