Maturidade


Leitura Bíblica: Efésios 4.13-16 

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Ef 4.15).

Dois senhores já de idade avançada estavam conversando sobre suas lembranças da infância. Um deles contou que o presente que o seu pai recebeu quando completou cinco anos foi... uma enxada! Sim, uma enxada! Hoje podemos estranhar a atitude deste pai e dizer: “Mas que presente absurdo para se dar a uma criança!”. Mas aquela enxada foi um presente profundamente amoroso. O pai estava dizendo ao filho pequeno: “Você já pertence ao mundo dos grandes. Você já é nosso companheiro. Eu tenho uma enxada, seus tios têm enxadas, seu avô tem uma enxada. Nós trabalhamos no campo. E estamos felizes porque agora você é um de nós...”. Nas cerimônias de iniciação era assim que se fazia: o candidato era declarado adulto dando-se lhe um objeto que só os adultos podiam usar (Rubem Alves). 
Na vida espiritual, quando recebemos a Cristo, somos iniciados na carreira cristã. Seguimos rumo à maturidade, à perfeita varonilidade. Não mais devemos ser como crianças que ficam mudando de ideia facilmente, que vivem em uma instabilidade emocional e espiritual. Nossa influência deve ser unicamente Cristo. Seguimos amando nossos irmãos. Crescemos edificados em Deus. 
Não somos considerados totalmente maduros com 5, nem com 50, nem com 100 anos, sempre somos carentes de Deus e progredindo, seguindo assim a verdade em amor. Caminhando em santificação estamos cada vez mais perto da maturidade. O que determina que somos adultos espiritualmente e que estamos no caminho da maturidade não é a maioridade, ou concluir uma faculdade, ou um casamento. Nem mesmo o participar de uma igreja, ser batizado, ou ocupar um cargo. É ter conhecido a Cristo e ter permanecido nele. É nossa vida de oração, nossa comunhão com Deus e com os irmãos. Este crescimento rumo à maturidade é operado em nós pela ação do Espírito Santo em nossa vida: “vos ensinará todas as coisas” (Jo 14.26b). 

O presente da maturidade é o evangelho. 

Comentários