Limites perigosos


Leitura Bíblica: Salmo 34.18-22

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1.27).

Um homem encontrou um ovo de águia e o colocou debaixo da galinha que chocava seus ovos no quintal. Nasceu uma aguiazinha com os pintos e com eles crescia normalmente. Durante todo o tempo a águia fazia o mesmo que faziam os pintinhos, convencida de que era igual a eles. Ciscava, ia ao chão buscando insetos e pipilava como fazem os pintos, e como eles, também batia as asas conseguindo voar um metro ou dois porque, afinal de contas, é só isso que um frango pode voar, não é verdade? Passaram anos e a águia ficou velha. Certo dia, ela viu riscando o espaço, num céu azul, uma ave majestosa planando no infinito, graciosa, levada docemente pelo vento sem nem sequer bater a asa dourada. A águia do chão olhou-a com respeito e logo, perguntou ao seu amigo: “Que tipo de ave é aquela que lá vai”? “É uma águia! É rainha, disse-lhe o amigo, mas é bom não olhar muito para ela pois nós somos de raça diferente, simples frangos do chão e nada mais”. Daí por diante, então, a pobre da águia nunca mais pensou nisso, até morrer convencida de ser uma simples galinha.
Somos filhos de Deus. Nosso limite é o que o próprio Deus coloca em nós. Até onde podemos chegar? Depende da vontade de Deus para nós. Muitos são como esta águia que limitou-se a ser filha de uma galinha. Afastam-se de seus irmãos e assim deixam de crescer de forma natural. Vivendo em um ambiente diferente, com pessoas diferentes, passam a repetir o que os outros fazem. Limitam-se a uma forma pior de vida. Acabam esquecendo quem realmente são. 
Distantes de Deus corremos o risco de percorrer caminhos maus que, além de nos distanciar de dele, irão aos poucos apagar a nossa verdadeira identidade. Como filhos de Deus, sempre unidos ao nosso Pai, podemos desenvolver e viver conforme aquilo que Ele quer. Como filhos de Deus, podemos crescer e alçar voos mais altos. 

Quanto mais perto de Deus, mais parecidos com ele iremos ficar.

Comentários