Consciência


Leitura Bíblica: 1Timóteo 1.15-20

Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens (At 24.16).

Conta-se a fábula de um certo príncipe que possuía um anel mágico. Quando no dedo, este se parecia com uma joia comum, mas tinha um poder especial. Quando um pensamento mau passava pela cabeça do príncipe, ou quando ele era tentado a praticar o mal, ou se falava indelicadamente com alguém, o anel dele apertava e beliscava o dedo. O comentário sobre esta história dizia: “Toda pessoa, seja príncipe ou pobre, pode ser avisada desses males, deixando que sua consciência seja guiada, dirigida e fortalecida pelo nosso Mestre, para que possa praticar o bem”.
Nossos pensamentos guiam nossas ações. Se procuramos coisas saudáveis, se buscamos a verdade, ficamos mais preparados para discernir e rejeitar o mal que se apresenta a nós. É mediante a exposição clara da Palavra de Deus que nossa consciência é fortalecida. Nossa consciência é como este anel que acusa quando praticamos o que não está de acordo com a vontade de Deus. O problema é quando este anel já está muito largo. Nem o sentimos direito em nosso dedo. Às vezes está tão largo que está prestes a cair. Muitos não têm mais temor de Deus. 
Por isso, precisamos olhar para a importante exortação de Paulo a Timóteo: “você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé” (1Tm 1.18b-19). Fica claro aqui, que devemos nos esforçar, mantendo a fé e uma boa consciência, um anel bem apertado. Pode parecer agradável rejeitar a consciência, usar anéis largos, mas as consequências são desastrosas. Como disse Paulo, esta falta de cuidado leva ao enfraquecimento e falência da fé. 
Que possamos nos manter firmes no propósito de conhecer a Deus e assim agradá-lo através de nossas atitudes. Deus irá nos fortalecer. Ele proverá o livramento, será o alarme que nos “beliscará” para que possamos abandonar o que é mau, seguindo no caminho justo. 

A consciência limpa é o melhor travesseiro.

Comentários