No final


1Coríntios 1.4-9

Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder (1Co 15.24).

Encontramos muitos poemas, muitas histórias, muitas frases, muitas passagens bíblicas que falam a respeito do tempo. Mario Barreto França disse: “O tempo é muito lento para os que esperam. Muito rápido para os que têm medo. Muito longo para os que lamentam. Muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eterno.” O sábio Salomão disse: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Ec 3.1). Ele ainda disse que Deus pôs no coração do homem o anseio pela eternidade (Ec 3.11). Existe uma canção que diz sabiamente: No final de tudo Deus será louvado se abençoado for seu coração.  
Quero destacar que não encontramos uma promessa de que no tempo presente teremos estabilidade. Várias vezes somos alertados que existirão momentos de alegria como também de angústia. Mas a mais maravilhosa promessa que temos em relação ao tempo é que Deus endireitará todas as coisas quando voltar. Fernando Sabino disse: “No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”. Quando Jesus voltar, ele endireitará todas as coisas. Se ainda não foram endireitadas é porque o fim ainda não chegou. A promessa é que no fim iremos receber uma herança que jamais irá perecer ou perder seu valor, a salvação que será revelada no último tempo.  
Não encontramos uma promessa de que tudo irá bem o tempo todo, mas encontramos a promessa de que Deus estará conosco sempre. Deus nos diz: Não temas, eu te ajudo, estou contigo, te guardo. 1Coríntios 1.8 diz: “Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Renovemos a nossa esperança. Confiados nas promessas de Deus, sejamos firmes e pacientes. No lugar de ter medo da proximidade do fim de nossos dias, estejamos alegres desde agora. Chegará a nossa vez de ressuscitar, o dia em que a morte será derrotada. 

O fim é somente o recomeço. 

Comentários