Deus proverá


Hebreus 4.14-16

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar (1Co 10.13).

A derrota diante dos problemas pode estar relacionada à maneira errada de lidar com eles. Quando estamos diante de alguma adversidade podemos ouvir o que o inimigo tem a dizer ou buscar a ajuda de Deus para lidar com as circunstâncias. David Paul Trip fala sobre a diferença entre o que a mentira do inimigo diz e a verdade de Deus: A mentira do inimigo: Seus problemas são únicos, maiores e mais difíceis que os das outras pessoas. A verdade de Deus: Você está lidando com tentações comuns. A mentira do inimigo: Deus esqueceu de você. A verdade de Deus: Eu sou fiel. A mentira do inimigo: Seus problemas são mais do que se pode aguentar. A verdade de Deus: Não vou deixar que você seja tentado além do que você consegue aguentar. A mentira do inimigo: Você está preso numa armadilha sem saída. A verdade de Deus: Vou providenciar um meio de escape para que você possa ficar firme. 
Esta passagem de 1Coríntios 10.13 deveria ser decorada por todos nós. Não só decorada, mas lembrada nos momentos de tentação. 
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana” - O que enfrentamos se passa porque somos humanos pecadores, atraídos por desejos como qualquer outra pessoa. “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” - Somos tentados fortemente, mas a força da tentação nunca será maior que a nossa força. A explicação disto está no final do versículo: “juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.
Como lidamos com nossas lutas e tentações diárias? Estamos preparados para um ataque mais intenso? Isso vai depender de quem estamos ouvindo. Se é a voz da tentação e do tentador ou se confiamos nas promessas de Deus. 

Vigiem e orem para que não entrem em tentação.

Comentários