Ansiedade


Filipenses 4.4-7

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Fp 4.19).

Somos alvo da ansiedade. A ansiedade nos persegue. Ela aparece em todos os momentos. Ela quer entrar, e entra em nossa vida, sem pedir permissão. Ela aparece nos dias bons e nos dias ruins. Ela quer confundir nossas emoções. Um inimigo que se apresenta e causa grande estrago. Gera discussões entre as pessoas. Causa medo, insegurança, depressão. Como vencer esta batalha? 
A maior arma contra a ansiedade apresentada na Bíblia é a oração. Paulo diz que os Filipenses deveriam apresentar seus problemas a Deus. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4.7). Também encontramos uma palavra sobre isso em 1Pedro 5.7 (NVI-PT) que diz: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.
É interessante saber que da mesma forma que a ansiedade pode entrar sem pedir licença, ela pode ser expulsa de forma instantânea. Mesmo que o problema que a esteja causando persista, Deus pode remover a ansiedade imediatamente. Por isso, Paulo diz que ao mesmo tempo que apresentamos nossos pedidos a Deus já devemos apresentar também a nossa gratidão. Pode demorar um pouco, mas quando através da oração fazemos o nosso pedido, podemos encontrar paz no coração, porque a nossa causa já está diante Deus. 
Muitas vezes a ansiedade tem aumentado em nossa vida, porque no lugar de orar e meditar no que é bom estamos lamentando a nossa dor. Sofremos porque ficamos remoendo nossos problemas e limitações, deixando de olhar para tantas coisas boas que acontecem diariamente em nossa vida. Se pensarmos nas bênção, se mudarmos a direção de nosso olhar, a paisagem vai mudar totalmente. Se temos motivos para lamentar, devemos levá-los a Deus em oração. Se for necessário esperar, poderemos aguardar em paz com a felicidade que Deus irá nos proporcionar. 

Deus pode cuidar de nós. Deus já tem cuidado de nós. 

Comentários