Tempo curto

1Coríntios 7.29-31

Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar (Jo 9.4).

Paulo diz em nosso texto base: “O tempo é curto... a forma presente deste mundo está passando”. Parece que nem sempre nos comportamos como pessoas conscientes desta realidade. A recomendação bíblica é que devemos remir o tempo, aproveitar as oportunidades. “Esta sensação permanente do valor do tempo presente contínuo é marca daquele que conhece a Deus” (Joaquim Rodrigues Gonçalves). Saber dar valor ao tempo é entender que a vida não é só casar, comprar e usar as coisas deste mundo, muito menos usar o tempo para fazer o que é mau. Pedro diz: “no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus” (1Pe 4.2).
Nosso tempo é um bem muito precioso e não pode ser desperdiçado. Miguel Rizzo Jr. disse: “O itinerário da existência não admite parada e muito menos retrocesso. A frase muito usada: recuperar o tempo é absurda. Jamais se recupera o tempo. O tempo de nossa vida deve revelar uma continuidade de ação no remir o tempo, “pondo a alma no serviço”, em favor do que precisa ser feito”. 
Não devemos cansar de fazer o bem (Gl 6.9). Devemos nos apegar até ao fim aos princípios que recebemos por intermédio da palavra e usar o tempo com sabedoria. “Vede prudentemente como andais” (Ef 5.15). Devemos ser dedicados em tudo que fizermos, fazer tudo de coração, não rejeitando o chamado de Deus. “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião” (Hb 13.15).
Embora todos nós tenhamos a mesma quantidade de horas por dia para viver, o que vai nos diferenciar é como utilizamos o nosso tempo. O tempo é curto para todos nós, mas pode se multiplicar em paz e alegria quando vivemos cada minuto na presença de Deus. “…encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3.13). 

Que possamos consagrar nossos dias ao Senhor. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Mensagens Diárias 5

Bom é inimigo do ótimo

Egoísmo