Superando fraquezas

Salmo 38.17-22

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte (2Co 12.10).

Você já deve ter ouvido alguém falar que devemos transformar a nossa fraqueza em força. Um exemplo muito bom disto é a história de um garoto de dez anos de idade que decidiu praticar judô, apesar de ter perdido seu braço esquerdo em um terrível acidente de carro. O menino ia muito bem. Mas, sem entender o porquê, após três meses de treinamento, o mestre tinha lhe ensinado somente um movimento. O garoto então disse: - Mestre, não devo aprender mais movimentos? O mestre respondeu: - Este é realmente o único movimento que você precisará saber. Meses mais tarde, o mestre inscreveu o menino em seu primeiro torneio. O menino ganhou facilmente seus primeiros dois combates e foi para a luta final. Seu oponente era bem maior, mais forte e mais experiente. O garoto, quando teve oportunidade, usou seu movimento para prender o adversário. Foi assim que o menino ganhou a luta e o torneio. Mais tarde, em casa, o menino criou coragem para perguntar o que estava realmente em sua mente: - Mestre, como eu consegui ganhar o torneio somente com um movimento?  Respondeu o mestre - Você ganhou porque dominou um dos golpes mais difíceis do judô. E porque a única defesa conhecida para esse movimento é o seu oponente agarrar seu braço esquerdo. A maior fraqueza do menino tinha-se transformado em sua maior força.
Podemos até ficar incomodados quando chamados à superação. Afinal, qualquer limitação traz tristeza, dor. Mas, infelizmente, já que algumas quedas são reais e acontecem em nossa trajetória de vida, nós só podemos fazer duas coisas diante disto: Lamentar ou superar. Permitir que o mal se alastre, nos imobilize ou utilizar as deficiências da vida como motivação para transformar em força a nossa fraqueza. No lugar de lamentar, diga como Paulo: “Pois, quando sou fraco é que sou forte”. 

Quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim.

Comentários