Novo ânimo

Isaías 40.29-31

Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (Is 57.15b).

Uma tarde, o pai saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos. Em determinado momento da caminhada, a filha mais nova pediu ao pai que a carregasse, pois estava muito cansada para continuar andando. O pai respondeu que também estava exausto. Diante da resposta, a garotinha começou a choramingar e a fazer corpo mole.
Sem dizer uma palavra, o pai limitou-se a cortar um galho comprido de uma árvore. Depois, o entregou à filha, dizendo: - Olhe aqui um cavalinho para você montar, filha! Ele irá ajudá-la a seguir em frente. A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho tão rápido que chegou em casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau que foi difícil fazê-la parar de galopar. A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude da irmã. O pai sorriu e respondeu: - Assim é a vida, minha filha. Às vezes, a gente está física e mentalmente cansado, certo de que é impossível continuar. Mas então encontramos um “cavalinho” qualquer que nos dá ânimo outra vez. Esse cavalinho pode ser um novo desafio, uma nova oportunidade no trabalho. O importante é nunca se deixar levar pela preguiça ou pelo desânimo.
A rotina que enfrentamos diariamente somada aos problemas, dúvidas e o próprio cansaço realmente tende a nos levar ao desânimo. Mas maior que tudo que nos sobrecarrega é a força que nos contagia vinda de uma proposta nova. Uma tarefa nova, uma nova oportunidade, pode despertar em nós nova energia, vontade de recomeçar e força para continuar. 
Deus sempre está ao nosso lado. É ele quem dá sentido à nossa vida. Ele não deixa a nossa vida ficar monótona. É a confiança em Deus que nos faz vencer as dificuldades. E também é o próprio Senhor que dá sentido a todas as atividades que realizamos. 

Novos desafios renovam nosso ânimo.

Comentários