Dúvida

Isaías 11.1-4

Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.3).

Você tem dificuldade de escolher o melhor caminho? Durante o dia, muitas pessoas são tomadas pela insegurança nas decisões. Estas dúvidas fazem com que muitos vivam constantemente “em cima do muro”. Uma hora pendem para um lado, em outro momento para outro. Tiago disse que aquele que duvida é semelhante à onda do mar (Tg 1.6). Paulo fala sobre a gravidade da dúvida afirmando que podemos ser condenados por ela, mesmo fazendo algo que não é necessariamente errado. Ele diz: “Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado” (Rm 14.23).
Embora realmente existam áreas da vida que são mais difíceis de tomar decisões, não podemos viver cheios de dúvidas, sem firmeza e inconstantes quase que o tempo todo. A dúvida pode ser benéfica quando serve de alarme para nos indicar o perigo de algumas decisões. Por outro lado, ela pode ser inimiga quando tenta desconstruir princípios que são claros e certos. Foi assim que a serpente enganou Eva. Colocando dúvida sobre alguma coisa que ela já tinha como certa. 
O único tratamento para as dúvidas é sempre comparar os pensamentos e atos com o que diz a palavra de Deus. Nas encruzilhadas, nos momentos que estamos diante de uma decisão, mas estamos em dúvida, precisamos buscar a orientação de Deus. Também é muito importante ouvir bons conselhos. Ver o que outras pessoas mais experientes decidiram em situações parecidas. 
Tiago fala sobre esta necessidade que temos de pedir a Deus sabedoria. Nada pode ser mais importante para quem tem dúvida do que a sabedoria. Quem se afasta da sabedoria toma decisões tolas, vive cheio de dúvidas. Quem busca a sabedoria de Deus recebe dele esta graça. Deus é a perfeição do conhecimento. Quando estamos com ele não resta dúvida. A sua luz ilumina nosso entendimento. Deus nos dá um novo coração. Seguindo a Cristo, nos livramos das dúvidas e tomamos as decisões certas. 

Não tenha dúvida, Deus está contigo. 


Comentários