Quebra-molas

Provérbios 14.29-33

O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão (Pv 15.18).

Quebra-molas, também conhecido como lombada, é um obstáculo construído nas ruas ligando, normalmente, uma calçada à outra com a finalidade de reduzir a velocidade dos veículos que por ela transitam. Assim, nos trechos com lombadas, os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade. Dependendo de como nos aproximamos e lidamos com a lombada, podemos ter uma experiência desagradável, desconfortável e até mesmo danosa. Se você pisar no acelerador e se agarrar ao volante, vai atingir o quebra-molas com uma trombada. Seu carro e até você podem se machucar. Ou você pode fazer simplesmente uma desaceleração temporária e passar suavemente pela lombada. E mais nada. “Os problemas podem ser encarados sob um ponto de vista semelhante: podemos ficar irritados com eles, reclamar com outras pessoas e aumentar a questão. Se você pensa nos problemas como um quebra-molas, eles passam a ser muito diferentes. Ao perceber a questão, você desacelera, amortece o choque, fazendo com que o problema seja menos significativo. Então, calmamente, você toma a decisão que tenha maior probabilidade de fazer com que você passe pelo obstáculo de uma maneira mais eficiente e suave” (Alexandre Rangel). 
Muitas vezes agimos precipitadamente, acelerando no momento que deveríamos pisar no freio. Em alguns momentos é preciso ter mais paciência. Analisar melhor a situação, sem entrar em pânico, sem potencializar o poder das lombadas. Também não podemos ficar parados com medo dos problemas, temos que seguir na velocidade certa. Quem fica parado no quebra-molas pode ser assaltado ou alguém pode bater em seu carro. Sejamos sábios, através da orientação de Deus encontraremos a solução para cada momento da vida. 
Lembrando sempre que assim como os quebra-molas, alguns problemas fazem parte de nossa vida para não andarmos rápidos demais, seguros demais, desrespeitando as leis que sempre devem ser seguidas. 

Cuidado! Reduza a velocidade.

Comentários