Oração respondida

Lucas 11.9-13

Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu (Mt 6.10).

John Bunyan, comentando sobre o que é a oração, disse: “Orar consiste em derramar o coração e alma de maneira sincera, consciente e afetuosa diante de Deus por meio de Cristo, no poder e ajuda do Espírito, pedindo o que ele prometeu, e que está de acordo com a Sua Palavra”. 
Podemos orar porque Jesus nos deu acesso ao Pai. Cristo é o caminho pelo qual a alma tem acesso a Deus. “Se pedirdes alguma coisa em Meu Nome, tudo o que pedirdes ao Pai em Meu Nome, será feito” (Jo 14.14). Deus nos dá o Espírito Santo que nos ensina a orar. Ele é o nosso ajudador e guia. 
Devemos também sempre lembrar que a nossa oração precisa estar de acordo com o propósito de Deus. Várias passagem nos revelam que a oração respondida é a oração que é feita conforme a vontade de Deus. Em Lucas 11.9, Jesus incita a orar dizendo: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”. Esta passagem fala que Deus está pronto a dar “coisas boas” a seus filhos. Não dará qualquer coisa, mas sim o que for bom. Em João 16.24, também encontramos a promessa “pedi e recebereis”: “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”. Podemos ver que as palavras “pedir em meu nome” demonstram que não é para pedir qualquer coisa. Em nome de Jesus só podemos pedir o que o agrada. Quando somos chamados a fazer uma tarefa em nome de outra pessoa devemos lembrar que temos critérios a seguir. 
É o próprio Espírito Santo de Deus que nos dá sabedoria para orar segundo a vontade de Deus. É através da Bíblia que conhecemos as promessas de Deus e passamos a orar de acordo com elas. 
Nossa oração sempre é atendida quando oramos conforme a vontade de Deus. Nossa oração também sempre terá como alvo a glória de Deus. Não será uma oração egoísta. Tiago falou sobre isso dizendo: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tg 4.3).

Oração respondida é a que respeita o tempo e a vontade de Deus. 

Comentários