Posso ajudar?

Isaías 64.1-4

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber (At 20.35).

Em alguns congressos e eventos, nos quais existe um grande ajuntamento de pessoas, é comum encontrar uma equipe com pessoas usando uma camiseta com esta pergunta: Posso ajudar? Isso é muito útil, pois geralmente precisamos de orientação, estando em um lugar desconhecido. Esta frase também é muito utilizada quando encontramos alguém em dificuldade, quando visitamos alguém que está passando necessidade, seja por enfermidade, luto ou problemas diversos. Na hora em que vamos embora, nos despedimos dizendo: Se você precisar de alguma coisa, fale comigo. Estas palavras, para nós, podem parecer pouco. Ficamos com a sensação de que não fizemos nada. Mas para a pessoa que recebeu nossa visita, pode representar muito. Uma senhora disse certa vez: “Fui sustentada pela bondade e pelo amor de amigos que vieram me perguntar se podiam ajudar de alguma forma. Mal sabiam eles que já haviam ajudado pelo simples fato de terem perguntado”. Às vezes, perdemos a oportunidade de ser benção na vida de outras pessoas. Achamos que ajudar é se comprometer demais, que não temos condição ou capacidade de ajudar quem enfrenta problemas tão grandes. Mas podemos ajudar muito com tão pouco. Basta se aproximar, ser gentil, demonstrar amor, doar-se, mostrar para alguém que ele não está sozinho e que, de acordo com as suas possibilidades, você está disposto a ajudá-la a carregar o seu fardo. 
Da mesma forma que somos confortados quando sabemos que alguém se preocupa conosco, nossos amigos irão se sentir bem em saber que nos importamos com eles. Vivemos em um tempo que as notícias chegam rapidamente. Às vezes, ficamos só observando de longe. Quando possível, devemos nos aproximar dos que sofrem e dizer a eles: Eu estou aqui para te lembrar que estou orando por você. Se você precisar de algo, posso ajudar!


Deus tem nos socorrido para que também possamos ajudar outras pessoas. 

Comentários