Pontuação e edição

Isaías 27.2-5

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça (2 Tm 3.16).

Eu tinha muita dificuldade de escrever. Não me faltavam ideias, mas tinha dificuldade com o português e principalmente com a pontuação. Escrevia parágrafos grandes, sem nenhuma vírgula ou ponto. Como disse, a ideia era até boa, mas se tornava quase incompreensível.  Quem lia tinha dificuldade até de respirar. Foi quando conheci o secretário da igreja Presbiteriana Central de Itapeva, Sr. Josias. Eu entregava o texto para o boletim da igreja e ele calmamente colocava as frases no lugar. Uma frase minha, era partida em cerca de quatro pequenas frases. Agora, devidamente pontuadas, faziam sentido no texto. Depois fiquei mais tranquilo quanto a isso. Fiquei sabendo que até grandes escritores só são o que são devido à correção e edição de seus textos. Por isso, continuo escrevendo textos que são bem melhor acentuados que os primeiros, mas que ainda precisam passar por posterior edição para depois serem publicados. 
Na vida, também devemos atentar para o cuidado da pontuação e necessidade de correção. A vida não é uma sequência de ações sem pausas, vírgulas etc. Devemos viver um dia de cada vez. Em alguns momentos, precisamos colocar ponto final em uma frase e iniciar novos capítulos. Não devemos ficar parados, escondidos, porque a vida apresenta dificuldades. Precisamos fazer o melhor que pudermos e sempre buscar melhorar. Para isso precisamos da ajuda de outras pessoas e principalmente de Deus que nos guia em cada frase e decisão que temos que tomar. 
As limitações não devem nos paralisar, nos fazer desistir e desacreditar. Elas não são impedimentos, têm o propósito de nos fortalecer. “Continue indo e as chances são que você vai tropeçar em alguma coisa, talvez quando menos se espera. Eu nunca ouvi falar de alguém tropeçar em algo sentado” (Charles Kettering). Mesmo que você leve alguns tombos no caminho, siga em frente. 


Amplie os dons que Deus te deu.

Comentários