Conhecendo a Deus

Jó 42.1-5

Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram (Jó 42.5).

Temos muitas ambições na vida, mas a maior delas deve ser conhecer a Deus. Este deve ser o nosso projeto de vida. Em tudo devemos buscar primeiro o reino de Deus. Podemos até não conseguir realizar certos desejos pessoais, mas que, pela graça de Deus, não falte em nossa vida a sua presença. Quem busca o Senhor em primeiro lugar tem a promessa de Deus de que as demais coisas serão acrescentadas. 
Muitos falam que conhecem a Deus, mas suas atitudes demonstram que ainda não sabem muito sobre o Senhor. Para saber o que é conhecer a Deus vamos começar lembrando o que não é conhecer a Deus. Conhecer a Deus não é dominar o grego e o hebraico. Não é conhecer toda a teologia desenvolvida pelos maiores teólogos que já existiram. Conhecer a Deus não é ser líder ou devoto fiel de uma comunidade. Isso tudo até pode ser classificado como as demais coisas que serão acrescentadas à vida de algumas pessoas que conhecem a Deus. Conhecer a Deus não se resume ou evidencia por ter experiências milagrosas, curas, levitação ou arrebatamento. 
O que é conhecer a Deus? Conhecer a Deus é andar com ele. É ser alvo de seu chamado. Só conhece a Deus quem ele quer. Só se achega à sua presença quem ele convida. Nosso conhecimento de Deus inicia quando somos chamados por Deus, quando ele se revela a nós. Quando Deus abre nossos olhos, nos faz enxergar que ele é o nosso Deus, a nossa salvação.
O conhecimento de Deus a partir de nossa conversão é progressivo. Conhecemos e buscamos conhecê-lo mais e mais. O conhecer tem sede de crescer. Sempre temos mais a conhecer. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Oséias 6.3).
Quem busca conhecer a Deus de coração aprofunda seu conhecimento, o conhece na intimidade. Quanto mais respeitamos e tememos o Senhor, mais o conhecemos. “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25.14).


Faze-me, SENHOR, conhecer a ti e os teus caminhos. 

Comentários