Ouça bem

Deuteronômio 5.27-33

Agora, meu filho, ouça bem e faça o que lhe ordeno (Gn 27.8).

O pastor Tomas Tronco disse que existe uma forma de surdez conhecida por médicos em que a pessoa afetada é capaz de ouvir tudo, menos palavras. “Em tal caso, o ouvido, como um aparelho de mera audição, pode ser tão perfeito que o tique-taque de um relógio ou o canto de um pássaro podem ser percebidos e apreciados. Mas, devido a uma lesão local no próprio cérebro, todas as palavras ditas em sua língua materna são tão ininteligíveis para o doente quanto as de uma língua estrangeira”. Mesmo uma surdez de grau leve ou moderado também pode afetar o entendimento das palavras. “Isso ocorre porque parte das perdas auditivas costumam causar uma perda mais séria nos sons agudos (os das consoantes) do que nos graves. Assim, nesse cenário de uma perda auditiva nos agudos, a pessoa acaba ouvindo as palavras apenas em parte, ouvindo mais as vogais e menos as consoantes. Por exemplo, alguém diz ‘faixa’, a pessoa ouve sem as consoantes ‘aia’. Uma perda auditiva pequena pode fazer perder apenas uma letra, mas aí corre-se o risco de perder a palavra, a frase e por fim, o sentido”’ (Dr. Luciano Moreira).
Muitos têm uma grave surdez espiritual. Como o primeiro exemplo de surdez dada pelo pastor Tomas, ouvem, mas não entendem nada. Ouvem de tudo, mas a palavra de Deus   parece estar em uma língua desconhecida. Outros, como o segundo exemplo, só escutam parte das palavras. Têm dificuldade de interpretar o que elas dizem. Assim muitos ouvem as palavras da verdade, mas interpretam como acham melhor. 
Encontramos na Bíblia muitas passagem que nos exortam a ouvir a Deus e a obedecê-lo. Deuteronômio 6.3 diz: “Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem”. A cura para a surdez espiritual é buscar a Deus. “Os homens maus não entendem a justiça, mas os que buscam o Senhor a entendem plenamente” (Provérbios 28.5). Deus nos capacita a ouvir melhor. Ele cura a lesão que temos no coração e nos faz ouvir as palavras da vida. 


Ouça, entenda e pratique as palavras da verdade. 

Comentários