Cântico Novo

Salmo 96.1-3

Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória! (Sl 98.1)

Alguns salmos nos convidam a cantar um novo cântico ao Senhor. O que será isso? Cantar uma música nova no lugar dos velhos hinos? Cantar um cântico pode ser tanto cantar um cântico literalmente novo, como cantar aquele antigo de maneira nova. Um cântico com letra e músicas novas, de inspiração do momento ou aquele que foi escrito no passado cuja letra e música agora são vivificados, tornando-se algo novo e vivo. 
Ele tem feito maravilhas. “Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas (1 Crônicas 16.9). O texto diz: Deus fez coisas maravilhosas, cantem ao Senhor um novo cântico! Existem momentos especiais que Deus realiza coisas novas em nossa vida, momentos que Deus age com grande misericórdia. É nestes momentos que cantamos músicas novas ou antigas de uma forma especial.  
O Salmos 33.3 diz: “Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo”. Quanto mais consideramos as obras de Deus, mais vamos nos aplicar em seus louvores. Portanto, não é um cântico comum que ele os exorta a cantar, mas um cântico correspondente à sua magnificência. Tangei com arte, com ritmo, com a colocação correta das notas. Deus merece o melhor. “Se tudo na vida é criativo, certamente a nossa adoração coletiva o será. É importante que os dirigentes da adoração, os nossos ministros e músicos, trabalhem juntos para fazer da hora da adoração uma oportunidade para um encontro dinâmico entre Deus e o povo, que transforme a vida deste mesmo povo” (Donald P. Hustad).
Salmos 126.3 afirma: “Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres”. Uma forma de demonstrar nossa alegria é através da música. Se alguém está alegre, cante louvores. É uma forma de demonstrar gratidão, uma forma de proclamar a salvação (anunciai entre as nações), uma forma de adoração, de bendizer o nome de Deus. 

Cantai ao SENHOR um cântico novo.

Comentários