Não é força, é jeito

Salmo 44.1-8

Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos (Zc 4.6b).

Algumas vezes nos vemos diante de tarefas, como abrir uma janela, destrancar uma porta. Depois de tentar algumas vezes sem sucesso, alguém diz: Não é força, é jeito. 
Um viajante caminhava pela estrada, quando deu com um pequeno rio que corria tímido por entre as pedras. Continuou andando e seguindo o curso do rio, quando notou que ele ia ganhando volume e se tornando um rio maior. Bem mais adiante, o viajante viu o pequeno rio dividir-se em cachoeiras, num verdadeiro espetáculo de águas. O cenário atraiu o viajante e ele foi descendo pelas pedras, ladeando uma das cachoeiras. Descobriu, então, uma gruta, onde a natureza criara, com paciência, belíssimas formas. Ali, encontrou uma placa. Eram versos do poeta e filósofo hindu Tagore, prêmio Nobel de literatura em 1913. Ele dizia: “Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança e sua canção. Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir”.
Não é força, é jeito, é paciência, persistência. É usar a ferramenta certa para cada tarefa. A agitação do dia a dia tem deixado as pessoas nervosas. Muitos explodem por qualquer coisa e tentam resolver seus problemas com gritos e violência. Precisamos ter paciência, dosar nossas palavras, usar a força na medida certa. Nunca esquecendo que a vitória não está em nós, mas no agir de Deus em nossa vida. Na caminhada vamos enfrentar paredes aparentemente intransponíveis, portas fechadas. Mas em Deus podemos transpor muralhas e não existe porta que ele não tenha a chave. Em alguns momentos, podemos também ficar diante de uma janela que aparentemente é fácil de abrir. Acreditamos que somos suficientemente fortes para abri-la. Mas não é força, é jeito. Se usarmos muita força, podemos quebrá-la. Até nas causas consideradas mais pequenas precisamos da orientação do Espírito de Deus. 

Só somos fortes quando fortalecidos pelo Senhor. 

Comentários