Magnificat

Lucas 1.46-56 

Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela (Lc 1.38).

Maria recebe a visita do anjo Gabriel que anuncia a grande notícia de que ela será a mãe de Jesus. Ela,  num primeiro momento, fica assustada, mas logo este assombro se transforma em gratidão. Depois de receber a notícia vai até a casa de Isabel. Maria é recebida por Isabel com palavras muito carinhosas. Ela diz: “Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também!” (Lc 1.42 - NTLH).
Neste momento, Maria expressa sua alegria através do “Cântico de Maria”, conhecido também como “Magnificat”, nome derivado da primeira palavra do hino na versão latina: Magnificat anima mea Dominum, que significa: “Minha alma magnifica ao Senhor”. 
Primeiro, Maria exalta a Deus pelo que ele fez em sua vida. Ela diz que sua alma engrandece ao Senhor. “Pois ele se lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada” (Lc 1.48). Ela reconhece que o Deus todo poderoso, agiu com misericórdia em sua vida. O mesmo Deus, que no curso da história, com seu poder tem castigado as pessoas arrogantes e privado os maus de suas riquezas, atentou para a vida dela e  a engrandeceu de maneira indescritível. 
William Hendriksen comenta: “Maria exalta a Deus pelo cumprimento da promessa pactual de Deus feita aos pais, promessa essa de valor supremo, ainda hoje, aos crentes e sua descendência. Assim como no passado Deus socorreu Israel tantas vezes, quando este estava em angústia, assim também o faz agora, em relação à vinda do Messias”. Ela lembra que o que está acontecendo em sua vida faz parte da promessa de Deus em “socorrer Israel”
Como Maria, devemos nos alegrar pelo nascimento do Salvador Jesus Cristo. Louvar a Deus, pois ele veio em nosso socorro e agiu com misericórdia em nossa vida. “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).

Que meu espírito se alegre em Deus meu Salvador.

Comentários