Homens melhores

Leitura Bíblica
Salmo 39.4-7

Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João (Jo 1.6).

E. M. Bounds disse: “Estamos constantemente empenhados, senão obcecados, em arquitetar novos métodos, novos planos e novas organizações para fazer a Igreja progredir e assegurar a divulgação e a eficiência do Evangelho. Essa direção hodierna tem a tendência de perder a visão do homem ou afogar o homem no plano ou na organização. O plano de Deus é usar o homem e usá-lo muito mais do que qualquer outra coisa. Homens são o método de Deus”. A Igreja está procurando métodos melhores; Deus está buscando homens melhores. 
No Salmo 39, Davi revela que os homens se esquecem do quanto são limitados, por esquecer  sua fragilidade, por não pensar que sua vida é como um sopro, como a sombra, e que seus dias são tão pequenos como um palmo. O homem vive agitado. Em vão busca riquezas, junta muitas coisas que nem sabe para quem vai deixar. Seremos melhores homens e mulheres quando, no lugar desta busca vã, no lugar da correria e ao invés de depositar esperança nestas coisas, podemos parar um pouco e dizer como Davi: “Minha esperança está em ti” (Sl 39.7b). 
Homens melhores realizam a obra de Deus com sensibilidade. Anunciam o evangelho com sinceridade. Deus opera por intermédio de sua Palavra. Podemos não saber o que dizer, nem a melhor forma de abordar alguém, mas o próprio Espírito Santo pode criar as oportunidades e também nos ensinar o que devemos falar. 
Devemos estar preparados, conhecendo a Palavra e buscando a melhor forma de divulgá-la. Mas nunca podemos esquecer de buscar primeiro o preparo espiritual. Quando nos esquecemos disto, no lugar de bênção, seremos motivo de vergonha para o Evangelho. Como disse Paulo: “Você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta?” (Rm 2.21). Ter melhores métodos é muito importante, mas devemos ter cuidado para não descansar na eficácia dos métodos, para não nos acomodarmos aos métodos. 

Que possamos ser os melhores homens com os melhores métodos.

Comentários