Ganhar e buscar o Reino

Lucas 12.31-34

Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão (Is 55.7).

O reino de Deus é uma dádiva que devemos buscar. Pode até parecer incoerência dizer que algo é uma dádiva, um presente, e ao mesmo tempo dizer que devemos buscá-la, trabalhar por ela. Mas foi exatamente isso que Jesus disse aos seus discípulos. No v. 31, ele disse que deveriam buscar o reino, uma busca constante e ininterrupta. E no v. 32, ele diz que o reino é uma dádiva, que Deus tem prazer em dar o reino. 
Pode parecer estranho, mas não é incoerente. Essas duas ideias não são contraditórias.  William Hendriksen usa um exemplo da natureza para esclarecer isso: “Uma árvore não tem em si o poder de se manter. Suas raízes são como mãos vazias estendidas para o ambiente. Ela depende do sol, do ar, das nuvens e do solo. Nem mesmo tem a força necessária para absorver a nutrição de que necessita. O sol é a fonte de sua energia. Isso, porém, significa que a árvore permanece inativa? De modo algum; suas raízes e folhas, ainda que completamente receptivas, são muitíssimo ativas. Por exemplo, tem-se estimado que o volume de trabalho efetuado por uma árvore grande em um só dia, levando água e minerais do solo para as folhas, equivale ao volume de energia gasta por uma pessoa que leva trezentos baldes de água, dois de uma vez, subindo-os por uma escada de mais de três metros. O mesmo vale com respeito aos cidadãos do reino. Recebem o reino como uma dádiva. Não obstante, depois de receber o novo princípio da vida, os recipientes se tornam muito ativos. Trabalham arduamente, não por meio de algo que haja neles próprios, mas pelo poder que o Espírito do Senhor está constantemente lhes dando” (William Hendriksen).
Devemos buscar a Deus com todas as nossas forças. Um trabalho confiante de que o Pai celestial é que suprirá toda e qualquer necessidade. 

Reconcilie-se com Deus, ele tem prazer em nos dar seu reino.

Comentários