A lei

Mateus 5.17-20 

Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos (Gl 6.9). 

Dois erros muito comuns são praticados em relação à lei de Deus. Existem aqueles que têm um apego exagerado à lei. Estes vivem acrescentando regras humanas indevidamente a ela. Também há aqueles que acham desnecessário cumprir a lei, e assim não se preocupam com a santidade.
A Bíblia afirma que a lei não pode justificar o homem. Somos salvos pela graça, mas isso não significa que não precisamos fazer o que é correto. Jesus disse: “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mt 5.17). A lei moral representa a vontade de Deus para nossa vida e deve ser observada. Através dela podemos discernir qual é o caminho mau e qual o correto. Quando conhecemos a Deus, passamos a praticar a lei de forma diferente. Por intermédio do Espírito Santo, ela está presente em nosso coração. Mais do que escrita em um manual, ela é escrita em nossas mentes. 
O grande perigo é nos afastarmos de Deus, permitindo que pensamentos de desobediência comecem a encontrar espaço em nossa vida. Então, corremos o risco de nos acostumarmos com a desonestidade, imoralidade e injustiça tão comuns nos dias atuais. Pode ser difícil, mas é nosso dever insistir em ser correto. Aqueles que desobedecem e, consequentemente, acabam ensinando outros a desobedecer desagradam a Deus e prejudicam seu próximo. Devemos lembrar que um procedimento correto sempre nos beneficiará, embora não pareça. A desonestidade e o mau caminho sempre levam à decepção. É preciso praticar e ensinar a outros a verdade de Deus! 
Praticar a justiça é o que comprova nossa filiação a Deus. Como filhos de Deus, andamos na sua verdade em amor. Seremos os primeiros beneficiados por isso. Como diz o salmista, a lei do Senhor é perfeita e restaura a alma, ela que dá sabedoria aos mais simples (Sl 19.7). O coração de quem busca obedecer a Deus é saudável e transbordante de alegria. 

Fazer o que é certo é fazer diferença neste mundo. 

Comentários