Se enxerga

Salmo 139.23-24

Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém (Gl 6.4).

E se você pudesse ver a si mesmo enquanto cultua a Deus? O Rev. Andrei Barros conta a seguinte ilustração: Havia uma igreja muito fria espiritualmente. Na hora da leitura bíblica, muita gente não acompanhava, porque não trazia a Bíblia. Na hora da oração, muita gente dormia ou pensava nos mais diversos assuntos quando de olhos fechados. Na hora do louvor e adoração, só uns poucos cantavam. Na hora da pregação, era um sono generalizado que parecia mais uma “pescaria”. E o pastor falava, mas não adiantava. Até que um dia o pastor teve uma ideia. Mandou instalar um enorme espelho atrás de si que refletia a imagem de todas as pessoas. Agora, cada um podia ver a si e aos outros durante o culto. E aí perceberam como estavam sendo relapsos com a principal presença no culto, que não era o pastor, que não era o outro irmão, mas a presença do próprio Deus.
E se cada um de nós tivesse um espelho refletindo as nossas atitudes? Não só durante o tempo que estamos na igreja, mas o tempo todo. Um espelho para que pudéssemos ficar observando se nossa vida agrada realmente a Deus. Se observássemos mais as nossas atitudes, elas seriam bem melhores. Precisamos olhar no espelho para arrumar o cabelo e ver se nossa aparência está boa. Também precisamos de espelhos para analisar nossas ações. Precisamos ampliar nossa visão de nós mesmos, ouvir o que falamos, analisar para onde nossos pés estão nos levando. Às vezes estamos tão ocupados analisando o que os outros estão fazendo, que deixamos de enxergar as nossas próprias atitudes. 
É preciso ver melhor a si mesmo. Não um olhar orgulhoso admirador, mas um olhar sincero e refinado. É preciso se enxergar melhor, tentar se ver numa perspectiva diferente e ver se o que temos feito demonstra obediência a Deus. A Bíblia diz que devemos examinar a nós mesmos e pedir a Deus para sondar os nossos caminhos e pensamentos. 

Quem se enxerga toma decisões mais conscientes e melhores. 

Comentários