Oração é respiração

Marcos 13.33-37

Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração [e jejum] (Mc 9.29).

Oração é a respiração da alma. “Precisamos de orações vivas e de vidas de oração. A oração é para alma o que a respiração é para o corpo. Pelos movimentos desta respiração celeste entendemos que há vida, que estamos vivos; ou não. Precisamos de homens dispostos a orar e não a pecar. Piedade, sem oração é nada mais do que pecado maquiado com pincéis de soberba. Os que se julgam versados nas Escrituras e como possuindo um bom conhecimento de doutrina e teologia, mas que não cultivam um hábito de profunda oração, estão inchados e nada sabem” (William Teixeira). 
Quando estudamos a Bíblia, aos poucos vamos adquirindo conhecimento. O conhecimento bíblico verdadeiro sempre vai nos impulsionar à oração. Quanto mais conhecimento temos mais tempo vamos dedicar a oração. Joseph Alleine, diz: “Aquele que negligencia a oração é um pecador profano e não-santificado. Aquele que não é constante na oração é hipócrita, a menos que a omissão seja contrária ao seu costume, sob a força de alguma tentação momentânea. Uma das primeiras coisas em que se manifesta a conversão é que ela leva os homens a orar”.
A oração é alimento, respiração. Se falta oração falta ar, saúde para a alma. Por isso vemos tantas pessoas desnutridas espiritualmente, tantas batalhas perdidas, tanto pecado cometido.  Precisamos orar mais. Precisamos orar sempre. Orar sem cessar. Assim, iremos ser fortalecidos com o poder de Deus. Só assim poderemos resistir às tentações. Só assim estaremos preparados para enfrentar os perigos repentinos. 
Que Deus nos dê a graça de conhecê-lo cada dia mais através do estudo de sua palavra e que este conhecimento nos faça render-nos aos seus pés em constante oração. “A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5.16b). “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração” (1Pe 4.7).

Dedique-se à vigilância, a oração e a gratidão. 

Comentários