Deus da providência

Ester 4.11-14

Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus, que para comigo cumpre o seu propósito (Sl 57.2).

A encantadora história do livro de Ester é mais um exemplo da participação ativa de Deus conduzindo seu povo, livrando dos perigos e o fazendo prosperar. 
O livro começa contando a afronta da rainha Vasti ao rei. Ela recusou o pedido do rei de ir à sua presença. Ele queria mostrar aos seus súditos e aos nobres a sua beleza. Para não ficar envergonhado, o rei teve que emitir um decreto determinando que Vasti nunca mais comparecesse na presença do rei. Assim, aparece Ester. Ela foi escolhida entre muitas outras mulheres como rainha. Quando Hamã, o oficial mais importante do palácio, planeja exterminar os judeus, Mardoqueu procura Ester. Ele pede que ela interceda perante o rei. Diz o seguinte: “Se você ficar calada, socorro e livramento surgirão de outra parte. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (Et 4.14). Mardoqueu estava certo. Ester chegou a ser rainha por um propósito maior do que ter várias roupas e produtos de beleza ao seu dispor. Ela foi usada por Deus para libertar os judeus da perseguição e morte. Ester, mesmo sabendo que qualquer pessoa que se aproximasse do rei sem ser por ele chamada seria morta, responde a Mardoqueu: “Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei” (Et 4.16). 
Esta história tem um final feliz. O rei recebe com alegria a rainha Ester e atende o seu pedido. Hamã é morto e o povo liberto do perigo. 
Nossa vida não é uma sucessão de acasos. Cada momento tem sentido e propósito. Nem sempre saberemos o porquê de cada acontecimento, mas podemos ficar certos que existimos para um propósito maior do que apenas as conquistas diárias. Não precisamos temer quando as coisas se complicarem. Precisamos colocar nossos problemas nas mãos de Deus e agir com fé e coragem. 


O Senhor faz tudo com um propósito.

Comentários