A presença do entusiasmo

Hebreus 6.9-12

Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor (Rm 12.11).

Você conhece o significado da palavra entusiasmo? Entusiasmo vem do grego enthousiasmós, que significa: En + thous + mos. En = Sopro. Thous = Theos = Deus. Mos = dentro. Então entusiasmo significa “O sopro de Deus no interior” ou “Deus interno”, “repleto de Deus”. É interessante que uma palavra usada para definir força, alegria, inspiração signifique cheio de Deus. 
Realmente o que nos move é a força de Deus dentro de nós. Sem Deus nada podemos fazer. Sem Deus não temos força. Mas cheios de Deus, cheios de entusiasmo podemos vencer as maiores adversidades. A presença de Deus é capaz de nos fazer constantemente motivados a viver. O entusiasmo só existe realmente quando Deus está presente. Podemos considerar então ter entusiasmo com sinônimo de ter Deus. Veja o exemplo disto nas frases abaixo. Acrescentei a palavra Deus entre parênteses. “É o entusiasmo (Deus) que move o mundo” (Arthur Balfour). “Sem entusiasmo (Deus) nunca se realizou nada de grandioso” (Ralph Waldo Emerson). “Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo (a Deus) faz enrugar a alma” (Albert Schweitzer). “O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo (se afasta de Deus)” (Honoré de Balzac). “O entusiasmo (Deus) é a maior força da alma” (Napoleão Bonaparte).
Os problemas que enfrentamos são os mesmos, a maneira que lidamos com eles é que é diferente. Com Deus podemos encontrar a melhor forma de lidar com cada uma das situações que enfrentamos. Deus quer que sejamos perseverantes. É ele que nos guia e nos fortalece nesta caminhada. Que sejamos como Miquéias, que afirmou: “quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça” (Mq 3.8). Deus não nos abandona, ele está sempre muito perto de nós e nos enche de entusiasmo. Que sempre estejamos cheios de Deus, assim cheios de entusiasmo.


Faça tudo com entusiasmo, na presença de Deus com amor.  

Comentários