Homem honrado

Salmo 18.46-50 

Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar (Sl 37.11).

Muitas vezes parece que só podemos nos dar bem quando confrontamos os outros ou trapaceamos. Achamos que podemos conseguir vantagem fazendo umas maracutaias, dando um jeitinho, agindo de forma ilegal, visando lucro pessoal. Isso não é verdade. É preciso fugir das decisões erradas. É um engano achar que fazer algo errado é a única maneira de algo dar certo. Não, ao fazer o que é errado, algo vai dar errado. Para dar certo é preciso fazer o que é certo. Também erra quem pensa que ser grosseiro com os outros é o melhor caminho para conseguir o que quer. Aquele que agride seu próximo para obter alguma coisa está escolhendo o pior caminho. Pouco irá conseguir e o que conquistar terá um gosto amargo. As melhores coisas são as que recebemos e não as que tomamos à força. 
Conta-se uma ilustração que um homem adquiriu uma fazenda. Um dia encontrou um vizinho. - Comprou esta propriedade?, perguntou o vizinho, agressivo. - Sim! - Pois comprou uma questão nos tribunais. - Como assim? - Existe uma cerca construída fora da divisa. Vou defender meus direitos! - Não faça isso, pediu o novo vizinho, acredito no senhor. Se está errada consertaremos! - Sério?, exclamou o antigo morador. - É claro! - Pois, se é assim, respondeu o reclamante, a cerca fica. Faço mais questão da amizade de um homem honrado do que da terra! Assim tornaram-se amigos inseparáveis. 
Sempre existe uma forma correta de fazer as coisas, um caminho melhor para se chegar ao resultado ideal. Busquemos fazer o que é correto, fazer de uma forma que não vise apenas o nosso próprio bem. Agir corretamente e pensar no próximo sempre é uma parceria que dará certo. Deus conhece nossas necessidades. Nele encontraremos força e sabedoria para fazer o que é melhor em cada situação e diante de cada pessoa. Guiados por Deus, saberemos tudo o que devemos fazer e como agir de forma correta. 


Faça tudo o que for da vontade de Deus. 

Comentários