Cheiros de vida

Gênesis 8.20-22

Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem (2Co 2.15).

Uma empresa produziu um produto capaz de eliminar qualquer odor desagradável que chamaram de Febreze. Começaram a vender, mas as vendas que começaram fracas ficaram ainda mais fracas com o passar dos dias. Os cientistas resolveram visitar algumas casas para tentar entender o que estava acontecendo. Em uma visita, quando entraram na sala da casa, onde vários gatos viviam, o cheiro era tão forte que um deles engasgou. “Com que frequência você sente o cheiro dos gatos?” “Ah, tipo uma vez por mês”, a mulher respondeu. Os pesquisadores se entreolharam. “Você está sentindo o cheiro agora?”, um cientista perguntou. “Não”, ela disse.
O mesmo padrão se repetiu em dezenas de outras casas malcheirosas que os pesquisadores visitaram. As pessoas eram incapazes de detectar a maioria dos odores em suas vidas. Se você vive com nove gatos, perde a sensibilidade ao cheiro deles. Eles queriam vender um produto para tirar o mau cheiro das casas, mas quem quer admitir que sua própria casa fede? Então para conseguir vender, mudaram o slogan que antes era “Tira o mau cheiro de tecidos” para “Limpa os cheiros da vida”. O foco da propaganda agora era demonstrar que o produto deles daria um toque final após a limpeza, deixando um cheiro agradável pela casa. Assim nasceu o produto que conhecemos hoje como desodorizador de ambiente ou bom ar.
Quero destacar nesta história a frase “As pessoas eram incapazes de detectar a maioria dos odores em suas vidas”. Da mesma forma que o nariz acostuma com o mau cheiro a ponto de não senti-lo, as pessoas se acostumam com as suas más ações e nem percebem o quanto estão erradas. O nosso papel neste mundo é ser o bom perfume de Cristo. “Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo” (2Co 2.15 NTLH). 


O evangelho é o perfume de Deus levado através de nós às pessoas. 

Comentários