A Consciência

1Pedro 3.15-17

Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje (At 23.1).

A nossa consciência é um grande presente de Deus para nós. Ela nos ajuda no discernimento das escolhas que devemos fazer. Mas sempre corremos o perigo de usá-la contra nós mesmos. Diz um escritor: “A consciência é o tribunal que Deus pôs em cada coração. É o nosso senso do direito. Distingue entre o verdadeiro e o falso. Anima-nos a fazer o que é direito e rejeitar o erro. Uma consciência limpa é uma valiosa possessão. É branda, sensibilizando-se diante do bem ou do mal”.
Harold H. Cook disse: “Entre os diversos povos, uns têm a consciência mais desenvolvida do que outros; mesmo entre cada povo, há pessoas que a têm mais instruída do que outras. Quanto mais iluminada a consciência, tanto maior a responsabilidade. A consciência mais responsabilizada é aquela que é orientada pelo Evangelho”. 
Quando a consciência nos acusa é sábio de nossa parte ouvi-la. Negar a consciência é o caminho para o pecado e para o amortecimento dela. Devemos conservar a nossa consciência limpa. Paulo se esforçava em fazer isso: “Procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens”. (Atos 24.16). Muitos têm sua consciência cauterizada, porque foram negligentes com o pecado. Foram desconsiderando sua ajuda. Se fazem surdos à sua voz e quase já não a podem ouvir. 
A presença de Deus é a única coisa capaz de purificar a nossa consciência neste mundo tão cheio de relativismo e maldade. Que estejamos a cada dia buscando o bem e não o mal, tendo bons olhos, desejando agradar a Deus, cultivando bons pensamentos. Guiados pelo Espírito Santo de Deus, façamos o bem. Vivamos conforme a orientação de Deus que temos recebido continuamente. Como diz o autor aos Hebreus: “O sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!” (Hb 9.14).


Consciência limpa e tranquila é o nosso melhor travesseiro.

Comentários