Conhecimento

Jeremias 9.23-24 

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina (Pv 1.7).

Somos expostos a muita informação. A facilidade de adquirir conhecimento tem dado oportunidade a muitas pessoas para aprender sobre vários assuntos. Mas para que serve tanto conhecimento? Agostinho, embora tenha vivido em outra realidade, descreve alguns tipos de pessoas “sábias” e suas intenções. Ele diz: “Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade”.
Apenas adquirir conhecimento pode não servir para nada. Salomão disse que isso é vaidade. “Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza”. Mas o saber terá validade quando buscarmos conhecer sobre alguma coisa para utilizá-la em nossa vida e para ajudar outras pessoas ensinando o que aprendemos.  
Também é importante lembrar que buscar sabedoria é, na Bíblia, sinônimo de buscar a Deus. Sábio não é aquele que acumula conhecimento, mas aquele que aprende com Deus a caminhar na direção correta. Não devemos ser acumuladores de diplomas e conhecimento. Mais do que conhecer sobre diversas coisas, devemos buscar a sabedoria de Deus. Esta deve dirigir nossos pensamentos e ações. Quem conhece a Deus é realmente sábio, pois conhece sobre a verdadeira piedade, lealdade, justiça e santidade.  
Sejamos desejosos de saber, de conhecer, de aprender. Só os insensatos e tolos desprezam a sabedoria. E que nossa primeira busca por conhecimento seja pelo conhecimento da vontade de Deus para a nossa vida. O princípio do conhecimento vem do temor a Deus. 

Conhecer a Deus constitui a glória do homem.

Comentários