Bendita Família

Mateus 7.24-27

Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Tu, ó Soberano Senhor, o prometeste! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo (2Sm 7.29).

Para finalizar o sermão do monte, Jesus conta uma parábola. “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída” (Mt 7.24-27 NTLH). 
A vida pode ser comparada a uma grande construção. Cada palavra, ato e pensamento é um pequeno tijolo desta obra. Interessante que a ênfase não é tanto na beleza da construção, mas no alicerce que esta casa é construída. O homem sábio constrói sua vida na rocha, o homem sem juízo sobre a areia. Construir sobre a rocha é sinônimo de construir a vida tendo Deus como base e alicerce. Cristo é o fundamento, a pedra angular que através da fé assentamos nossa vida (Is 28.16). Em 1Pedro 2.5 somos chamados de pedras que vivem: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”. Como diz o hino 298 do hinário Novo Cântico: Da Igreja o fundamento é Cristo, o Salvador! Em seu poder descansa e é forte em seu amor. Pois nele, alicerçada, segura e firme está, e sobre a Rocha Eterna jamais se abalará.
É sábio aquele que ouve e pratica o que a Palavra de Deus ensina. Este está edificando sua casa sobre a rocha e no dia do grande julgamento, comparado aqui a vento e tempestade, não caíra. 


Quem ouve os ensinamentos de Deus deve viver de acordo com eles.

Comentários