Paz perfeita

Salmo 12

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).

Certa vez, um rei tinha de decidir entre duas pinturas: qual delas mais representava a paz perfeita? A primeira era um lago muito tranquilo. Esse lago era um espelho perfeito onde se refletiam as plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênues nuvens brancas. Todos os que olharam para essa pintura pensaram que ela refletia a paz perfeita. A segunda pintura também tinha montanhas. Mas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas, havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. Montanha abaixo, descia uma espumosa torrente de água. Tudo isso não era nada pacífico. Mas quando o rei observou mais atentamente, reparou que atrás da cascata havia um pequeno galho saindo de uma fenda na rocha. Nesse galho encontrava-se um ninho. Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho. O rei escolheu a segunda pintura e explicou: - Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração. 
O lugar de descanso é na presença de Deus. Junto a Deus, o exausto pode descansar. “Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido” (Jr 31.25). Podemos enfrentar as maiores adversidades e ao mesmo tempo ter paz. Uma paz que não se pode compreender. Paulo diz que a paz de Deus excede todo o entendimento. A paz de Deus guarda nosso coração e mente. Tira nossa ansiedade e temor. Podemos descansar em Deus, lançar nossa ansiedade sobre aquele que fala conosco dizendo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).
A paz perfeita não está nas circunstâncias. Não podemos encontrá-la nas coisas que este mundo nos dá (Jo 14.27). A paz perfeita está no encontro da graça da salvação. 


Só encontro paz no caminho da vida eterna em Jesus.

Comentários